08/10/2010

pap / tutorial betume e novidades

 Bom dia!!! Hoje é sexta!!! Feriadão chegando, hem?

Uma querida amiga blogueira me encomendou uma caixa e eu aproveitei para ir fotografando e fazer paps / tutoriais para vocês. Essa é a caixa que ela encomendou (não é a dela).


Essa caixa é feita com betume e a arte indiana.
 Hoje vou postar o pap/tutorial de como usar o betume.



Aprendi com a artesã Ruth Klatau que faz trabalhos lindos e tem uma generosidade enorme em ensinar.
Você mistura betume da judéia e aguarráz na mesma proporção e um pouco de cêra em pasta incolor, uso a poliflor. Misture bem para dissolver a cêra. Na foto você pode ver que usei um vidro pequeno e misturei um dedo do betume e aguarráz e no cabo do pincel o tanto de cêra que coloquei. Se sobrar, não há problema, pode guardar para usar depois em outra peça.

Prepare a peça conforme ensinei aqui. Nas peças que levam betume, a cor de tinta a ser usada é a ocre, duas demãos. Porém eu queria um leve tom rosado por causa do interior da peça, e usei o salmão. 

Há duas formas de você passar o betume. Na foto estou usando um pedaço de malha. Você molha na mistura e passa a malha de uma lado ao outro, direto. Não deve ficar repassando no mesmo lugar. Outra forma é usando um pincel de cerdas duras. Passe o betume com o pincel e depois pode passar a malha para tirar o excesso. No final você vai encontrar o seu jeitinho, como prefere o resultado. Sugiro que experimente primeiro numa peça pequena, para treinar e em cada lado da caixa faça de um jeito.

Terminada a primeira passada

 Depois de seco -seca rápido - repita o processo

Aqui no fundo da caixa para vocês visualizarem bem.



resultado final

Aqui já passei nas bordas

O trabalho com betume é bem rústico, então não se preocupe que deve ficar uniforme, direitinho. Se você achar que ficou muito escuro, basta passar um paninho com cêra que clareia. E já que é assim, a peça não pode ser encerada, assim como não envernizamos. Como a mistura usada já possui cêra, basta passar um pano puxando o brilho, que será discreto.

Outros trabalhos que fiz usando betume



Essa cor dentro da caixa é a ocre.

Qualquer dúvida é só perguntar, ok?


beijos! uma ótima sexta!
se for viajar, cuidado na estrada e ótimo feriadão.

29 comentários:

Karina Sensales disse...

Oi amiga!
Eu adoro trabalhar com betume, mas pinto a peça de café e dou pinceladas de camurça. Fazendo assim, a pintura fica mais escura e com aparência de madeira. É bem bonito!
Bom final de semana!
Beijos

Alê disse...

Nossa Luci, que ideia legal. Sempre usei betume com pincel e sem misturá-lo, mas acho que dessa forma deve ser beeeeem melhor. Bjinhos e um fim de semana cheio de artes.

Marcinha disse...

Oi Luci, vc leu meus pensamentos...
Eu estava realmente me perguntando como usar o betume, quero aplicar em um móvel lá de casa.
Adorei o PAP.

beijooos

Silvia Mingardi disse...

Olá Luci, como ficou linda essa caixa, tenho uma caixa e estava querendo encapar com fltro, mas agora vendo o trabalho com betume, achei magnifico... onde compro o betume sera que em casas de materiais de construção...
Se achar vou seguir o pap...
Beijos...

Arte com Caixa disse...

Oi Luci, esse pap veio na hora certa! Sempre quis aprender a usar o betume, mas nunca tive como me dedicar no método tentativa e erro / acerto.
Muito obrigada por dividir!
Ontem reparei a barra do Twiter no blog. Te desejo sucesso com essa nova ferramenta e vamos que vamos para o segundo turno do Top Blog.
Beijos

Luci Cardinelli disse...

Silvia

O betume vende nas lojas de artesanato em vidros de 100 ml

Biula disse...

Oi, Luci!

Hummm, linda peça, kkkkk, logo terei minha preciosidade aqui, ehehe

Mas, e a arte indiana? Menina, esse baú é lindo!!!!

Luci, não tenho twitter, tenho 3 e-mails, orkut e blog, tenho msn e não uso, às vezes uma amiga convida para entrar em outra rede mas prefiro não entrar em mais nada, senão nunca mais saio do pc, não dá.

Excelente feriadão pra vc, beijocas,

Márcia Chaves disse...

Que coisa linda, menina!!! Agora falta sá ensinar a arte indiana!! Essa primeira foto com outros trabalhos p o que é?? Parece uma renda.

Um ótimo final de semana,

Márcia

Beth disse...

Oi Luci.
As caixas estão lindíssimas!!!
Ensinar é um dom e os seus PAPs são ótimos!!!Obrigada por partilhar!
Bjs.

Arte Borboletas disse...

Lindas Caixas Luci parabéns como sempre!!!
hoje recebi o email do top Blogs e corri pra ver quem tava na lista e vc tava lá e a So do Blog So Artes,parabéns e agora vamos pro
2ºturno rsrsr.

Beijos Mil e um Bom Feriadão!!!

Ro e Va

Arte com Caixa disse...

Oi Luci!Esqueci de avisar que postei no meu blog a caixinha que fiz pintando as bolinhas...

A foto está no link abaixo:

http://artecomcaixa.blogspot.com/2010/10/amoramoramor.html

Me diz o que achou...
Beijos

Sofipinta disse...

Olá Luci!!!

Sempre que usei batume pintei com pincel, mas assim o resultado fica magnifico obrigada pela dica.
Beijos e bom fim de Semana

Sheila disse...

Oi Luci, Obrigada por compartilhar.
Tenho trabalhado com reciclagem de jornais e revistas e essa dica foi muito importante para mim.
O interessante é que o betume é bem versátil, mesmo.
Tenho usado ao reciclar vidros(de palmito, de azeitona, de geleia, etc.)misturando o betume com verniz vitral e passando direto no vidro. Um fica diferente do outro, único e parece pintado como mármore. Aconselho todas a experimentarem. Torna-se um trabalho lindo!
Bkj, sheila.

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Debora RochaƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Acho lindo o trabalho com o betume. Porém quando uso faço uma sujeirada danada, vou seguir as suas dicas. Obrigada por compartilhar; lindas caixas,parabéns!

Debora Rocha

Beth disse...

Oi Luci.
Voltei para perguntar se não posso mesmo usar nenhum tipo de verniz para proteger ? Fico com receio da caixa manchar ou riscar com facilidade.
Bjs.

Luci Cardinelli disse...

Beth, nunca usei e não conheço ninguém que tenha usado para lhe dizer. A artesã que me ensinou disse que não deve, pois então deve ter testado. Experimenta num pedaço de mdf e veja o resultado.

beijos

Lin Sousa disse...

olá, obrigada pela dica.. acho o betume um estágio avançado p mim .. ainda estou no beabá das caixinhas .. parabéns pelo top blog.. vc merece..e sobre o twiter ... estou lá mas confesso q não sei twitar.. entao nem acesso.. mas vou tentar .. bjs LIN

Andrea Melo disse...

Olá querida Luci!
Amei este PAP!
Te desejo um dia maravilhoso!
Beijos!

Multiartes... disse...

Querida Luci!...
Adorei seus trabalhos.
Parabéns pelo PAP,sempre tive interesse em fazer mas, não sabia como ...agora fechou....AMEI....
Um ótimo dia.
Bjinho.

MaluMari disse...

Oi Lu (desculpa a intimidade).
Estou aqui novamente para sanar uma duvida , esses apliques rendados da caixa é aquela renda plástica ? e após colocar passa o que para colar e fixar ? achei simplesmente maravilhoso , entro aki quase todos os dias é o meu favorito, adoro fazer as coisinhas pra minha casa a aprendo de um tudo com suas postagens depois quem sabe não consigo fazer algo tão bonito quanto alguma peça sua?
Beijos e muita SAÚDE, PAZ E LUZ NOS SEUS CAMINHOS.
Vanessa, chuxu28@gmail.com

♥Gi♥ disse...

Oi querida, td blz?
Eu sempre falo aqui em casa q qualquer dúvida q tenho é só correr em seu Blog q com certeza qui encontrarei algum luz, rs... Adorei essa técnica. Tenho 1 vidro de betume da judéia comprado nem sei qd. Vi um PAP na NET sobre filtro de café usado e se usava tb o betume. Passou o tempo, n tive oportunidade de fazer a paradinha, e agora queria por em ação, MAS ONDE VI O TAL PAP??? Só Deus deve saber, n sconsigo mesmo encontrar! rs.
Agora vai a perguntinha: Pra usar no filtro de café, como faço? Poderia ser como vc ensinou no PAP? SE PUDER ME AJUDAR... AGRADEÇO.
Logo pedirei mais guardanapos, viu?
Bjs

♥Gi♥

♥ DOCE ENCANTO ♥♥ DOCE MAGIA ♥

♥ Doces Selinhos ♥♥ Encanto e Magia ♥

Anonymous disse...

Oi...estou adorando o teu blog...dia desses fiz minha primeira peça com betume mas só misturei com aguarraz...posso usr assim sobre a renda plastica?
obrigada desde já,
Carol
carolnogueira_fisio@yahoo.com.br

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Debora RochaƸ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Olá Luci,tudo bem amiga?
Luci será que eu poderia usar esta tecnica para escurecer minhs portas,já que passaraão nasmãos de dois profissionais (pintor e marceneiro) e nenhum deles conseguiu deixar da cor que eu queriasão cinco portas guarnições e uma somente na parte interna, estou a fim de correr o risco, pois ninguém consegue captar minha idéia e fazer como eu quero. beijosss, debora

LUCI@NNE* disse...

OI, QUE LINDO SEU TRABALHO, EU TAMBÉM FIQUEI EM DUVIDA QUANTO AQUELAS CAIXAS COM RENDA, SÃO AQUELAS DE PALSTICO QUE SE ENCONTRA EM LOJAS DE 1,99? COMO FAÇO PARA COLÁ-LAS, SERIA A COLA BRANCA MESMO? MUITO OBRIGADA.

Luci Cardinelli disse...

Sim, Lucianne, são essas toalhinhas plásticas, só que eu compro a metro. Você usa a cola branca.

abçs

Expressão disse...

A caixinha com renda plática... A renda é dessa cor mesmo ou dá p passar o betume tbm por cima da renda?

BjkZ!

angela m. almeida disse...

adorei, linda mesmo!! Eu nunca resisto aos seus exemplos acabo copiando, rsrs!! Parabéns e obrigada por compartilhar sua experiência

Elisângela disse...

Menina não conhecia seu blog mais vi um recadinho lá no face que ele estava fazendo aniversário então vim conhecer e amei.
Tem paps maravilhosos amei essa técnica e me especial pois além de linda nunca tinha vista muito menos assim PAP.
Agora que conheço virei sempre.
BJKS
Elis Silva

http://atelieelissilva.blogspot.com.br

Douglas Capela disse...

Fica bem legal passar o betume cim bombril tbm, claro que haverá um pouco mais de ttrabalho para remoção dos excessos, mas garanto que o resultado é ótimo. Tenho mta dificuldade com relação a secagem. Agora mesmo está diante de mim uma peça com mais de 12 horas e ainda está fresca, marcando os dedos ao pegar. O que faco?!